Segundas Saudáveis – Yôga no dia a dia

Bom dia Heróis! Segunda-feira é dia de renovar as energias pra encarar a semana. E para você não perder o pique em meio a rotina cansativa da semana separamos um a sequencia de exercícios de Yoga para manter a saúde, o equilíbrio e a forma sem se preocupar com muito esforço.

Um pouco de história …

A Yôga é originaria da índia há mai de 5.000 anos. Os conhecimentos eram passados no estilo Grécia Antiga, em templos por mestres que transpassavam seu conhecimento da arte verbalmente. A ideia da prática é preparar o corpo para a vida após a morte, uma doutrina. Pouco se sabe dos ensinamentos mais antigos da Yôga, grande parte dos livros que foram escritos com o evoluir da prática foram perdidos em meio aos processos de colonização do país.

Além da índia outro país que tem forte ligação com esta prática é o Tibete, seus mestres escreveram um livro o qual relataram seus ensinamentos, o manuscrito é conhecido fora do Tibete como ” O livro Tibetano dos Mortos” .

Aqui no Brasil a prática ganhou força após os anos 70, com os ensinamentos  do Mestre DeRose, que implantou cursos pra a formação de instrutores de Yôga. Sua filosofia é compartilhada em mais de 20 livros. Segundo seus ensinamentos a meditação eleva o praticante ao  samádhi – estado de hiperconsciência ou nível de megalucidez que a mente atinge.

Para por em prática – Quais exercícios de Yôga é possível fazer em casa?

Agora segue uma sequência de posturas para por em prática o seu samádhi:

1 – ADHO MUKHA SVANASANASuba o quadril, esticando os braços e as pernas, formando um triângulo com o corpo. Mantenha a cabeça voltada para dentro, com o olhar para o chão e as palmas das mãos abertas. A variação da posição, para quem não se sentir confortável ao esticar as pernas, é feita com os joelhos levemente flexionados.

2 – Paschimottanasana: Com as coxas contraídas, sinta as pernas firmes no chão. Leve então a barriga e o peito em direção aos joelhos, esticando a cabeça como se ela fosse tocar os pés. Tente manter as costas neutras, focando o alongamento na parte de trás da coxa.

3 – Ardha chakrasana: De pé, eleve os braços devagar com a palma das mãos voltada uma para a outra. Confortavelmente se estique para trás alongando braços e pescoço. Mantenha as coxas contraídas e as pernas bem esticadas, sem dobrar os joelhos.

Imagem

4 –  Mahavirasana: Comece de pé. Coloque a perna direita para a frente e dobre o joelho. Estique a perna esquerda para trás. Inspirando, apoie as mãos no joelho e empurreos ombros para trás, alongando e expandindo o peito. Lembre-se de alternar as pernas.

5-  Sash tan gadan dawatasana: Deitado de barriga para baixo, leve os braços para a frente, cruzando os pulsos. A ênfase é dada na atenção à respiração, que deve ser sentida nas costas. Esta postura é utilizada para intensificar a conexão com mestres espirituais.

Agora é só arrumar um cantinho na sua casa, no seu serviço para por o seu colchonete e tentar… O correto é fazer todas as posições por 30 segundos duas a três vezes aumentando 20 segundos por semana até que consiga manter as posições de 2 a 3 minutos 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: