Cantinho da Leitura – Meu pé de Laranja Lima

Bom dia Heróis! Hoje a dica é brasileiríssima… José Mauro  de Vasconcelos, eu sei que muitos não são chegados na literatura brasileira, porém, eu sou fã assumidíssima da cultura brasileira. Então, sempre que puder vou dar um jeitinho de inserir meu amor pela pátria aqui.

Bom, o motivo para a indicação ser, justamente, esta é porque este foi o primeiro livro de verdade com o qual tive contato, e acabei por ter uma relação de carinho com a obra. Contudo, não é apenas isto que me fez querer recomendar o livro para vocês. A história é sobre amizade e carinho. O locutor é o próprio protagonista. Olhando de um certo ângulo  é uma pequena biografia daquilo que José Mauro passou em sua infância. Confesso que chorei e ri muito, pois, quando se embarca em qualquer leitura é necessário embarcar de verdade.

Recomendo e dou nota mil para o livro.

Um  pouco de história…

O best-seller de José Mauro não ficou apenas nas páginas de um livro, em 1970 foi lançada a primeira versão da história nas telonas sob a direção de Aurélio Teixeira.

E meu pé de Laranja Lima não parou por ai, em 30 de novembro de 1970 a 30 de agosto de 1971 a Tv Tupi produziu a novela baseada na no romance com roteiro de Ivani Ribeiro e direção de Carlos Zara, aproveitando o sucesso de 45% de audiência a Tv Bandeirantes reutilizou os textos de Ivani e em 1980 fez uma segunda versão da telenovela.

Zézé da primeira versão do livro para as telonas.
Zézé da primeira versão do livro para as telonas.

E a mais recente aparição da obra é o filme que estreou este ano com José de Abreu no papel do Portuga! E direção de Marcos Bernstein.

Sobre Meu Pé de Laranja Lima….

Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis… que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.

Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.

Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações

Capa da terceira versão do livro, ano de 2000.
Capa da terceira versão do livro, ano de 2000.

Especificações…

Título: Meu Pé de Laranja Lima

Editora: Melhoramentos

Autores: José Mauro de Vasconcelos

Ano de lançamento:  1968

Número de páginas: 196

Gênero: Romance Juvenil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: