Segundas Saudáveis – Desce aquele açaí monstruoso!

Bom dia Heróis! Ta aquele calor do SATANAÁS! E nada melhor do que tomar aquele açaí que gela até a sua alma. não importa se ele vem batido com amendoim e pó de guaraná, se vem nadando no leite condensando  e enfeitado com aquela granolinha marota ou se vem recheado com trufa. A moda do verão é, foi e sempre vai ser açaí!

Mas já pararam pra pensar quais as vantagens e desvantagens de tomar açaí? O Tales  parou pra pensar e vai explicar tudo tim tim por tim tim.

Sobre o açaí…

O açaí é  fruto de uma palmeira nativa da região Norte. Seu nome cientifico é  Euterpe oleracea. Também conhecido como uaçaí, açaí-branco, açaizeiro, coqueiro-açaí, iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei. Muito utilizado para produção de sucos por todo Brasil.

A expressão “açaí” vem do tupi yassa’i que significa “a fruta que chora” , alusão ao sumo que a fruta solta.

De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então, o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional daquela tribo da floresta.

Image

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente, sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira. Porém, no rosto, trazia, ainda, um sorriso de felicidade. Seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.

Itaki, então, mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de Açaí (“Iaçá” invertido), em homenagem a sua filha . Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

Benefícios do açaí…

O fruto tem uma série de benefícios que vão de alta dose que antioxidantes ao valor energético. Excelente combatente ao envelhecimento de pele, pois  tem um conjunto heterogêneo de substancias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. E em consequência o consumo da fruta aliada a uma vida saudável pode aniquilar cerca de 86% das células cancerígenas.

Image

O fruto do açai possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções. Auxilia também na diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma idéia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.O açai possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

Malefícios do açaí…

Apesar do milhões de motivos associados ao bem estar do açaí é necessário tomar cuida com a quantidade ingerida e a quantidade queimada. Tudo em excesso acaba causando problemas. A fruta é recomendada para quem faz constantes atividades físicas pelo auto índice de calorias contidos nela.

Image

Gastronomia do Tales…

Creme de açaí com suco de laranja:

Ingredientes 

100gr de Açai pronto  para consumo

1 Banana

1 Colher de sopa de xarope de guaraná

2 Colheres de sopa de suco de laranja

Modo de preparo

Coloque a banana no congelador antes de bater, o que deixou a receita mais cremosa. Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente frutas e adicionais a gosto. Leve a geladeira por alguns minutos e sirva.

Trufas de açaí:

Ingredientes 

Cobertura…

500 gramas de chocolate ao leite

Massa…

500 gramas de chocolate branco

120 ml de creme de leite

1 colher (chá) de aroma de chocolate

Geleia do Açaí…

2 polpas de Açaí congeladas

½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo da massa

Derreta o chocolate, acrescente o aroma, o creme de leite, misture bem e leve para gelar por 8 horas no mínimo.

Modo de preparo da geleia

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar bem. Retire e deixe esfriar

Modo de preparo da trufa

Depois da massa resfriada, derreta o chocolate da cobertura. Retire a trufa da geladeira, abra pequenas porções, recheie com a geleia, enrole as trufas e banhe no chocolate da cobertura.

Obs.: Rendimento aproximado de 25 unidades.
Depois do banho, se preferir, passe as trufas por chocolate ao leite ou meio amargo ralado.
Validade aproximada de 7 a 10 dias em local seco e arejado.

Camarões ao molho de açaí:

Ingredientes

1 kilo de Camarões grandes e limpos

1 litro de suco de limão

2 colheres e meia de chá de sal

1 colher de chá de pimenta da Jamaica moída

2 ovos batidos

Meia xícara de chá de farinha de rosca

2 colheres de sopa de sementes de gergelim

2 xícaras de chá de óleo de soja

1 colher de sopa de amido de milho

2 xícaras de chá de leite

3 colheres de sopa de mostarda

1 colher e meia de dill picado

Ingredientes do molho

100g de polpa de Açaí Médio ou Especial

1 colher de café de sal

Suco de 1/2 limão

1 colher de chá de azeite

Modo de preparo dos camarões

Tempere os camarões com o limão, duas colheres de sopa de sal e a pimenta. Passe os camarões pelos ovos batidos e depois pela farinha misturada com o gergelim. Frite no óleo quente e reserve. Leve ao fogo o amido de milho dissolvido no leite e mexa até engrossar. Junte a mostarda, o dill e o sal restante. Deixe aquecer e desligue

Modo de preparo do açaí

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Sirva a seguir com os camarões.

Obs.: Rendimento 5 porções.

Curtiu? Então, lembre-se todo herói tem suas fraquezas… Mantenha uma vida saudável e que a força esteja com vocês Heróis! Boooa segunda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: